Dupla função, basta!

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Às vezes precisamos explicar e defender o óbvio. É esse o caso quando temos de nos pronunciar sobre o problema que é a dupla função para motoristas de transportes coletivos.

É, infelizmente, comum em algumas cidades e sobretudo em linhas intermunicipais, que são de responsabilidade do governo Estadual, que os motoristas de ônibus sejam também os responsáveis pela cobrança das passagens e liberação das catracas. O óbvio é ter de dizer que isso torna o serviço mais lento e mais perigoso.

Lento porque o motorista precisa contar o dinheiro, separar o troco, liberar o passageiro. Às vezes, vários deles. E enquanto isso acontece há um acúmulo de pessoas na parte da frente do ônibus, antes da catraca, e outras pessoas ficam fora do veículo, esperando espaço para poderem entrar.

Perigoso porque se o motorista quiser dar mais celeridade a todo esse procedimento, precisará dirigir enquanto manipula o dinheiro e conta o troco, o que obviamente desvia sua atenção, que deveria estar 100% no trânsito para a segurança de todos os passageiros.

A única explicação para a manutenção da dupla função é a otimização dos lucros das empresas operadoras dos serviços de transportes coletivos. É a versão para os ônibus da precarização do trabalho e da extração de mais-valia relativa do esforço do trabalhador.

É o nosso trabalho que eles colocam na mesa de negociação quando vão discutir aumento de tarifas que não são revertidas em aumentos salariais e benefícios para nós, trabalhadores. Negociam a precarização das condições de trabalho a todo o momento para que não entre em risco a alta taxa de lucros que extraem de um serviço que, como um todo, acaba por perder qualidade.

Em Guarulhos, nas linhas municipais, graças à atuação do nosso presidente Maurício Brinquinho como vereador, há um decreto vigente que garante a manutenção dos cobradores e nossa luta é garantir, também, nas linhas intermunicipais o posto do cobrador, acabando definitivamente com essa prática lesiva ao trabalhador e criminosa à sociedade.

A única explicação para a manutenção da dupla função é a otimização dos lucros das empresas operadoras dos serviços de transportes coletivos.
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