Sincoverg

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo

Guarulhos, 18 de Dezembro de 2017

Por condutores

Outubro Rosa

Segundo as estatísticas, são esperados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama apenas este ano, 4 em cada 5 casos da doença atingem mulheres de mais de 50 anos

O mês de outubro já é tradicionalmente dedicado ao combate contra o câncer de mama, que é responsável por cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano.

Nascido na década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa acontece em todo o mundo e nasceu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer.

Segundo as estatísticas, são esperados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama apenas este ano, 4 em cada 5 casos da doença atingem mulheres de mais de 50 anos. Mas é preciso considerar fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores hereditários. Fatores comportamentais e ambientais também merecem atenção.

A mortalidade causada pelo câncer de mama cai fortemente quando ele é detectado em estágios iniciais. Por isso é muito importante que a mulher faça seu autoexame regularmente. O SUS garante a todas as mulheres em qualquer faixa etária o acesso aos exames de mamografia.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

. Praticar atividade física regularmente;
. Alimentar-se de forma saudável;
. Manter o peso corporal adequado;
. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
. Amamentar

secretaria da mulher