Companheirada. Há tempos os trabalhadores e trabalhadoras se deram conta de que só conseguiriam fazer valer seus direitos e obter conquistas por meio da união. A partir daí surgiram entidades sindicais, para estabelecer uma diretriz conjunta, uma pauta de reivindicações comum a todos e, dessa forma, fortalecer as negociações com os empregadores.
É inegável que através dos anos as condições de trabalho foram melhorando muito, com estabelecimento de carga horária, pagamento de horas extras, férias, indenização por demissão e muitos outros direitos, como plano de saúde,
alimentação e melhoria das estruturas dos locais de trabalho para garantir mais segurança aos trabalhadores.
Tudo isso foram conquistas. Nada foi de graça, mas fruto de muita luta, com
organização, colaboração, participação e união de todos. Só assim para avançar ou, no mínimo, manter direitos.
Infelizmente, muitos parecem não ter noção de toda essa história. E com isso nós assistimos a perdas constantes nos últimos anos. No país, as reformas trabalhistas ocorridas mais recentemente retiraram muitos dos direitos dos trabalhadores e enfraqueceram seu poder de luta e organização. Além disso, dificultaram o acesso à Justiça do Trabalho.
Precisamos reagir, sob risco de perdermos ainda mais. Nas últimas
negociações ocorridas em outras cidades já excluíram os familiares do convênio médico, e o titular ainda paga taxas extras porque é em regime de
coparticipação. Ou seja, mulher, marido e filhos ficaram sem assistência
médica.
Na maioria dos casos as convenções coletivas sequer repuseram a inflação,
que cada vez mais afeta as famílias de baixa renda, com aumento dos principais itens de consumo, como alimentos, combustíveis e aluguéis.
Vivemos um tempo decisivo em nossa história, que pode determinar o futuro e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras e seus familiares. O sindicato espelha muito sua categoria. A direção do SINCOVERG é fortalecida pelo apoio que recebem, pois tudo é feito com transparência e democracia. Quanto mais união, empenho e participação melhores os resultados, ampliam-se as conquistas e preservam-se direitos.
Iniciamos nossa campanha salarial deste ano. Conto com todos vocês. Vamos à luta novamente com a mesma disposição e união que demonstramos sempre.

Guarulhos recebe primeiro micro-ônibus do Brasil movido a gás natural
Guarulhos deu um passo importante rumo à mobilidade sustentável com