A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL/CUT) promoverá nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro um Seminário Nacional de Planejamento, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), em Brasília.
A atividade definirá a agenda de lutas dos trabalhadores em transportes dos modais aéreo (aeroportuário e aeroviário), rodoviário, viário (agente de trânsito), metroviário, portuário e de cargas das regiões sudeste, nordeste e sul do País.

Os combates à violência nos ônibus; às terceirizações no transporte aéreo e às concessões anunciadas pelo governo federal de portos, ferrovias e aeroportos para a iniciativa privada, sem nenhuma contrapartida social, e a exigência do posto de trabalho do cobrador ou a obrigatoriedade de ter um segundo trabalhador no interior dos ônibus nos setores urbanos e suburbanos são alguns dos temas que serão debatidos no Seminário da CNTTL.
“Esperamos nestes três dias de Planejamento construir essa agenda de lutas, buscando saídas para todos os modais em prol dos trabalhadores e trabalhadoras em transportes. Nossa Confederação tem uma particularidade em relação às demais cutistas, pois representamos vários trabalhadores de importantes modais do transporte. Então reunir todos e definir pontos de lutas em comum é o nosso grande desafio”, frisa o presidente da CNTTL/CUT, Paulo João Eustasia, o Paulinho.
Na programação do Seminário Nacional da CNTTL/CUT serão abordadas as principais bandeiras da CNTTL, aprovadas no 1º Congresso, realizado em abril de 2015, o andamento do Registro Sindical da Confederação no Ministério do Trabalho e os desafios e principais lutas para os trabalhadores em transportes.
Participarão da atividade o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, o Ministro Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, o Secretário Especial do Trabalho, José Lopez Feijóo, e os deputados federais, Arlindo Chignalia, Vicentinho e a senadora, Fátima Bezerra, ambos do Partido dos Trabalhadores.
Programação do Seminário Nacional de Planejamento da CNTTL/CUT
Dia 16 de fevereiro (terça-feira)
19h00 – Abertura com a presença de Autoridades e Debate Sobre os Desafios da Classe Trabalhadora.
Convidados:
Ministro Chefe da Casa Civil – Jaques Wagner
Secretário Especial do Trabalho – José Lopez Feijóo
Presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT – Vagner Freitas
Senadora Federal – Fátima Bezerra
Deputado Federal – Arlindo Chignalia
Deputado Federal – Vicentinho
Dia 17 de fevereiro (quarta-feira)
08h30 – Exposição das Principais Bandeiras de Lutas e Desafios das Federações (Presidentes das Federações na Mesa);
10h45 – Exposição das Principais Bandeiras da CNTTL aprovadas no I Congresso, Debates e Fechamento das Diretrizes – Carlos Silvestre;
12h30 – Almoço;
14h00 – Conjuntura Nacional: Desafios e Principais Lutas para os Trabalhadores em Transportes – Jacy Afonso;
16h00 – Acompanhamento Institucional: Política e Registro Sindical – Manoel Messias e Ari Aloraldo do Nascimento;
Dia 18 de fevereiro (quinta-feira)
08h30 – Principais Tarefas para 2016; Avaliação do Seminário;
Fonte: CNTTL