A crescente crise ecônomica que assola o nosso país, as retiradas de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras feitas por Temer nos últimos 2 anos e, agora por Bolsonaro, que tenta enfraquecer os sindicatos, tem deixado os empresários de Guarulhos à vontade em montar uma pauta que diminui os salários do trabalhador e aumenta os próprios lucros.
Os empresários precisam entender que o trabalhador que é valorizado, que tem condições dignas de trabalho, que é bem remunerado, que tem as horas de folga e seus direitos garantidos, são trabalhadores que executam melhor o serviço, que dão melhores resultados para a empresa.
Na contramão de tudo isso, os empresários têm defendido a retirada dos direitos adquiridos com muita luta ao longo dos anos.
Não é porque está nessa nova Lei Trabalhista que vou admitir que os trabalhadores não tenham que ter dignidade em suas relações de trabalho. Sempre denunciei o perigo desta reforma, que mais parece destruição do direito dos trabalhadores.
Meu mandato conseguiu comprovar que não houve queda no número de passageiros em Guarulhos. O Governo está em dia com o subsídio repassado às empresas. Ouve, no início do ano, aumento da passagem de ônibus, o que consequentemente aumentou o lucro dos empresários. Novos ônibus estão sendo comprados e os trabalhadores estão esquecidos, são eles que deveriam ser a principal preocupação dos empresários.
Somos nós, trabalhadores e trabalhadoras que estamos na linha de frente, enfrentando o dia a dia no trânsito para contribuir com o bom funcionamento da Cidade. Nós que garantimos o bom desempenho da empresa e somos, sem dúvida, o maior patrimônio e merecemos a valorização do nosso trabalho.
O cenário atual prejudica os processos de negociação e há uma má vontade dos empresários em chegar a um acordo. Diante de tudo isso precisamos da união de todos os trabalhadores e trabalhadoras, do fortalecimento da categoria e da mobilização de TODOS e TODAS.
Orlando Maurício Jr. – Brinquinho
Presidente SINCOVERG