A atividade será nos próximos dias 11 e 12 de agosto e é construída por 12 entidades parceiras.
A Central Única dos Trabalhadores mobiliza as trabalhadoras, rumo à capital federal e pretende levar ao menos 30 mil lutadoras de todo o Brasil. Da CUT São Paulo sairão dez ônibus para a atividade, com representação de todos os ramos.
Elas levarão às ruas as bandeiras por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade. Na convocatória oficial destacam também “a defesa de seus direitos e as reivindicações por políticas públicas construídas com respeito às diversas identidades.”
Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT São Paulo, Sônia Auxiliadora lembra que objetivo é reunir 70 mil mulheres. “Estamos num momento político onde há um avanço do conservadorismo e, por isso, defenderemos nas ruas o fortalecimento da democracia e da continuidade do investimento público, sem cortes na saúde, educação e outros setores que possam afetar a classe trabalhadora, especialmente as mulheres. Também cobramos do governo a reforma agrária e o fortalecimento das políticas de agricultura familiar”, destaca.
Na terça-feira (11), as delegações chegam ao estádio Mané Garrincha, onde participarão de painéis temáticos e conferências. Às 19h, será a abertura oficial da marcha.
Na próxima quarta-feira (12), as mulheres marcharão, na parte da manhã, até a Esplanada dos Ministérios. Na parte da tarde, retornam ao ponto de encontro onde haverá um ato que terá a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, para a entrega da pauta do movimento e a resposta do governo federal.
Confira a programação da 5ª Marcha das Margaridas
11 de agosto- terça-feira
8h às 12h – Chegada das delegações e credenciamento
14h – Conferência, Painéis Temáticos e Espaços Interativos
19h – Abertura oficial da 5ª Marcha das Margaridas
21h – Noite Cultural e Esportiva
12 de agosto – Quarta-feira
7h às 12h – Concentração e Marcha pela Esplanada dos Ministérios
15h – Resposta do Governo Federal à Pauta da 5ª Marcha das Margaridas