Sincoverg

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo

Guarulhos, 23 de Junho de 2018

Por condutores

Mês das Mulheres: O DIREITO DE VOTAR!

No Brasil, correpondemos a 51% da população, podendo decidir qual político queremos que nos represente, tanto no executivo como no legislativo

Hoje, com o direito consolidado, pode parecer uma coisa simples, mas antes de 1932, além das péssimas condições de trabalho, da dupla jornada, nós mulheres não tínhamos o direito de opinar, nem de participar da vida política.

Depois de muitos anos de reivindicações e luta, que conseguimos assegurar no código eleitoral, em 24 de fevereiro de 1932, o nosso direito de votar e sermos eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Ainda assim, no decreto, apenas as mulheres casadas e com autorização dos maridos e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria poderiam fazê-lo. Somente em 1934 todas as restrições ao voto feminino foram eliminadas.

Mulheres, temos hoje uma das maiores armas que existe na democracia: O direito de votar. No Brasil, correpondemos a 51% da população, podendo decidir qual político queremos que nos represente, tanto no executivo como no legislativo.

Este ano é ano de eleição e na hora da escolha, confira a biografia do seu candidato ou candidata. Veja o que ele propõe para você mulher.