Sincoverg

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo

Guarulhos, 19 de Setembro de 2019

Por condutores

Nossas conquistas

O ano de 2013 ficou marcado para nossa categoria por diversos avanços que conquistamos durante o ano.

Logo no início do ano, assumi como vereador na cidade de Guarulhos e com isso ampliamos nosso espaço de atuação e discussão, levando toda nossa categoria para dentro da Câmara Municipal, onde discutimos os avanços da cidade e, entre esses avanços, o Transporte Público, a Mobilidade Urbana, entre outras.

Em maio, como todo ano, tivemos nossa data base e, além do aumento salarial e do reajuste no ticket, consolidamos os benefícios sociais, como a Cesta Básica Gratuita, o Seguro de Vida, agora obrigatório, a PLR, garantimos e avançamos.

Outra batalha que travamos durante o ano foi a luta para conseguirmos a Velocidade Social. Especialistas apontam que o ideal são 20km/h e estudos nos mostra que o ônibus, em Guarulhos, transita numa média de 16km/h, aumentando o tempo do condutor e do cobrador no trânsito, exposto ao calor, diminuindo sua qualidade no trabalho e aumentando os níveis de estresse.

Nós levamos essa discussão para Câmara Municipal de Guarulhos e, junto com a prefeitura, lutamos para implementação dos corredores de ônibus, tentando buscar um aumento médio da velocidade, assim como ocorreu na cidade de São Paulo.

Alcançamos o início das obras dos corredores, agora buscamos ampliar essa conquista, com mais faixas exclusivas e corredores. Com isso o tempo no trânsito para o condutor e sociedade será menor, ganhando em qualidade de vida para todos.

Além dos corredores, também na Câmara, protocolamos diversos Projetos de Leis que melhoram a vida de nosso trabalhador, como a Implantação do Rodízio Municipal (PL 5516/2013), a Criação da Frente Parlamentar de Defesa do Transporte Público (PL 5539/2013), o Dia do Cobrador, entre outros.

Companheiros e companheiras, estamos no ritmo de avanço e não podemos desacelerar, 2014 tem que ser um ano de muito mais conquistas e muita luta para alcançarmos nossos objetivos.

Desejo a toda condutora, condutor e suas famílias, um Natal de muita paz e harmonia e um 2014 de realizações.

Forte abraço,
Orlando Maurício Jr. – Brinquinho
Presidente