Outubro Rosa

Compartilhe essa notícia:

O mês de outubro já é tradicionalmente dedicado ao combate contra o câncer de mama, que é responsável por cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano.

Nascido na década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa acontece em todo o mundo e nasceu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer.

Segundo as estatísticas, são esperados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama apenas este ano, 4 em cada 5 casos da doença atingem mulheres de mais de 50 anos. Mas é preciso considerar fatores da história reprodutiva e hormonal e fatores hereditários. Fatores comportamentais e ambientais também merecem atenção.

A mortalidade causada pelo câncer de mama cai fortemente quando ele é detectado em estágios iniciais. Por isso é muito importante que a mulher faça seu autoexame regularmente. O SUS garante a todas as mulheres em qualquer faixa etária o acesso aos exames de mamografia.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

. Praticar atividade física regularmente;
. Alimentar-se de forma saudável;
. Manter o peso corporal adequado;
. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
. Amamentar

Segundo as estatísticas, são esperados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama apenas este ano, 4 em cada 5 casos da doença atingem mulheres de mais de 50 anos
Compartilhe essa notícia:

Veja também: